Pesquisar este blog

29.10.18

No Dia Nacional do Livro, aniversário de 208 anos da Biblioteca Nacional do Brasil

Fazer uma dedicatória e deixar um livro em algum lugar público com um bilhetinho: leia-me. Ficar horas e mais horas no Sebo lendo os livros e as dedicatórias, imaginar aquelas pessoas da dedicatória e imaginar toda uma história, diálogos, possibilidades. Encontrar aquele livro que você já nem lembrava. Comprar um livro novo, aquele cheirinho de papel... só para descobrir em casa que você já tinha um exemplar que comprou e leu há 17 anos.

As memórias afetivas que aquele livro traz. A releitura que algumas vezes te decepciona, já em outras você encontra praticamente um livro novo, com camadas e camadas de detalhes que você não tinha percebido na primeira leitura.

Ler para a irmã mais nova, para os filhos, para os alunos. Ver o outro aprendendo a ler e a decodificar os possíveis sentidos e usos para aquelas palavras ordenadas no papel.

Revisitar a História, conhecer outros pontos de vista, outras culturas. Se reconhecer. Se tornar coautor ao ler a partir das suas referências, do seu contexto, do seu entorno.


Hoje é o Dia Nacional do Livro e aniversário de 208 anos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Livros, amores, livros. Livro é amor. Dê livros, compre livros, troque livros, frequente as bibliotecas, compartilhe versos! Salve a Palavra!

Biblioteca Nacional do Brasil

Biblioteca Nacional, foto do site da Biblioteca
Biblioteca Nacional
Av. Rio Branco, 219 - Centro
Rio de Janeiro - RJ, 20040-008

Site: www.bn.gov.br

3 comentários:

  1. Mae deixa ela entrar ela já entendeu que não deveria ter ido

    ResponderExcluir
  2. Ler pra filho... Reler ou rever histórias... Descobrir que a grande novidade já habitava a estante em algum lugar escondido.
    Livros...

    ResponderExcluir