Pesquisar este blog

11.11.05

Honra

Diz o dicionário Michaelis que honra são “Manifestações exteriores de respeito ou de saudade.”
Prefiro ver honra como manifestação interior de respeito à si próprio e ao próximo e saudade de quando não era necessário definir a palavra.
Será que esse tempo existiu?

Mas quase isso também diz o dicionário: “Sentimento de dignidade própria que leva o homem a procurar merecer e manter a consideração pública.” Prefiro que o homem procure merecer e manter a própria consideração.

Indo um pouco além, o léxico nos fala: “Consideração ou homenagem à virtude, ao talento, às boas qualidades humanas; Probidade; Fama, glória.” Seria então a honra um exercício de vaidade pública e comunitária?

Prefiro contrariar o dicionário e ver Honra como Ética. “Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”.
Mas diria, contrariando um pouco mais o dicionário: no exercício de uma vida, de nossas vidas. Princípios morais, ideais da conduta humana, harmonia, educação, gentileza, delicadeza e verdade: Poesia.
“Caráter do que desperta o sentimento de belo; inspiração.”.
É dessa honra que precisamos para viver. A honra de viver PoÉticamente.

Um comentário:

  1. Priscilla, muito interessante o comentário e procedente. Muito a ver com a dignidade da pessoa humana. O viver em sociedade, com as pessoas.

    Belo tema.

    Ricardo.

    ResponderExcluir