Pesquisar este blog

19.6.18

HIV: carga viral indetectável = intransmissível.

Sobre HIV: carga viral Indetectável = Intransmissível.

Bruno e eu somos fomos prova disso. Enquanto tentávamos engravidar ele não me contaminou. Estou aqui, firme e forte, com meus exames negativos.

Mas atenção: as outras DSTs não têm essa característica então, sim, é obrigatório usar a camisinha mesmo que a sua carta metade tenha carga viral indetectável.

Do perfil da média Marcia Rachid: "Um estudo denominado HPTN 052 foi planejado para investigar se o tratamento precoce reduziria a transmissão do HIV entre casais sorodiferentes ou sorodiscordantes (quando um tem o vírus e o outro não). Evidentemente, havia critérios rigorosos e foi comprovado que tratar cedo, com contagem de CD4 mais alta, era melhor que aguardar e ocorria redução da transmissão. Outros estudos bem conduzidos, como o PARTNER, vieram comprovar o impacto do tratamento eficaz (carga viral suprimida) na redução da transmissão do HIV. A divulgação de estudos é feita por meio de publicações científicas, apresentações e discussões em conferências nacionais e internacionais.

Há pessoas que vivem com HIV e desconhecem que deixam de transmitir o vírus quando mantêm, persistentemente, a carga viral indetectável.

Médicos nem sempre repassam esse dado. Alguns consideram que poderia ser estímulo à interrupção do uso do preservativo, porém não cabe ao profissional esse prejulgamento do que cada um fará com a informação. A evidência científica de que há real impacto na redução da transmissão do vírus deve ser divulgada.

Esses estudos se referem, exclusivamente, ao HIV e não a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, neste caso, é a camisinha que funciona como “proteção de barreira” dentro das demais medidas atuais de prevenção combinada."


Nenhum comentário:

Postar um comentário